quarta-feira, 8 de junho de 2011

Frutos do Ver-o-Peso

Taperebá, Buriti, Muruci, Castanha do Pará, Bacuri, Cupuaçú, Açaí, Pupunha entre outras. Uma diversidade de frutas exóticas que enriquecem a gastronomia paraense. Essas frutas geralmente são encontradas na beira dos rios, igarapés ou nos altos das terras firmes. Algumas dessas espécies ainda não são conhecidas fora da região, ao contrário de outras que tem destaque internacional. É o caso do cupuaçú. Fruto de uma árvore originária da Amazônia Brasileira, com gosto doce-azedo, surge no período de Janeiro à Maio. Além de ser consumida de diversas formas, em sobremesa principalmente como sorvetes, doce, geleia e em bebidas
como sucos e licor.

Já na mesa, em pratos preparados por chefes de cozinha fora do País, o fruto é bastante conhecido e apreciado. O chef Ophir Oliveira, que morou por mais de 4 anos na Espanha, afirma que o prato que tem o fruto no cardápio é o mais procurado. “Por ser um ácido e doce, o fruto misturado a carne de uma ave ou de um súino, fica na medida certa, saboroso...Taí os espanhois para contar...basta perguntar”, diz Ophir Oliveira.

O chef tem razão, não é à toa que Myrian Suelo, bancária, veio para o Brasil conhecer a terra dos frutos, que segundo ela, é o mais saboroso que já experimentou. Em visita ao estado do Pará, Myrian foi ao mercado ver-o-peso, ver de perto a diversidade dos frutos da região. “Amei, ver todo aquele colorido e ter o prazer de experimentar o fruto in natura. O cupuaçú então..... não vou perder essa oportunidade e levar bastante coisa pra casa, afinal eu mesma poderei preparar o cardápio para minha família”, diz ela.

Mas na região não é só o cupuaçú que é destaque. A variedade de frutas gera emprego e renda aos paraenses. No centro Belém, uma fabrica de bombons, que já tem 16 anos no mercado produz diversos tipos de doces, os mais criativos possiveis..salame de cupuaçú com castanha, cigarro e charuto de chocolate com cupuaçú, bombom de buriti, doce de bacuri entre outros. Os produtos são exportados e saboreados pelo mundo todo e principalmente por quem visita a região.

As variedades de frutos confirma a vocação do estado para a fruticultura e a cada ano o Pará vem se destacando como um dos mais importantes produtores de frutas e de sucos para a exportação do País. De 2004 até 2009, houve um crescimento de 160% nas exportações e no ano passado, o aumento foi de 57,68%. Os sucos estão em 7º lugar e as frutas 8º na pauta de exportação do agronegócio paraense. Não é a toa que o mercado ver-o-peso, conhecido como a mior feira livre da America Latina, é bastante visitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário