quarta-feira, 8 de junho de 2011

A Região Amazônica possui uma diversidade de plantas, entre elas as ervas aromáticas que fazem parte da cultura dos paraenes. O pátchouli, a priprioca, a Castanha-do-Pará, entre outras fazem parte dos ingrendiente que compõem o tradicional "banho de cheiro" - tão famoso entre os paraenses.

Quem já passou pelo setor de ervas no Mercado do Ver-o-peso, percebe que o que não falta são opções de perfumes e cada um com uma finalidade. Dona Coló, uma das muitas erveiras que trabalham no Veropa ressalta que a cultura paraense jamais apaga, principalmente quando se fala em cheiro. "Isso é a minha vida, não tem como fazer outra coisa. O paraense tem essa tradição: acredita no poder das ervas", declarou dona Coló.

"Sou a quarta geração que mantém esse trabalho de divulgar e mostrar para quem não conhece o Cheiro do Pará", comenta a erveira.

Conhecimento das erveiras inspira empresas

As matérias primas da Região estão cada dia conquistando o mercado da perfumaria e de comésticos. A loja Chamma, empresa que existe há 50 anos, possui um trabalho diferenciado que é utilizar essa matéria prima até nas embalagens de decoração dos produtos. São perfumes, cremes, hidratantes, esfoliantes, sabonetes e outros materiais utlizados no merdado de cosméticos.

Um comentário:

  1. Muito bom o texto. Assim, podemos aprender a conhecer melhor uma cultura que é nossa, e o começo dessa cidade morena.

    ResponderExcluir